Acelere o Firefox

O Firefox é com toda certeza um dos melhores navegadores do mundo, sendo na opinião de muitos o melhor. Recentemente, sua nova versão (atualmente 3.5) alcançou o posto de browser mais utilizado no mundo (levando em conta apenas esta versão do navegador. Levando em conta todas as versões, o IE, da Microsoft lidera o mercado mundial.), segundo o StatCounter. Mas também é conhecido de muitos o “probleminha” do Firefox quanto ao consumo de memória RAM. Aliás, tanto o Firefox como seu irmão, o Thunderbird, ambos com sobrenome Mozilla (creio que por isso o logo da Mozilla é um T-Rex). Mas muito pode ser feito para reduzir o consumo de memória do seu navegador. Encontrei esses passos no Ubuntuforum-br.org, dê uma olhada lá depois para ver todas as dicas. Aqui eu só postarei as referentes a redução do consumo de RAM (veja na fonte do post):

  • Acelere o Firefox:

a) Com os recursos do Firefox

Se usa banda larga, pode usar o pipelining para carreguar várias coisas em uma página de uma vez (a configuração-padrão é para internet discada). Faça o seguinte:

  • Digite “about:config” na barra de endereços e procure pela entrada “network.http”. Dê um duplo-clique para editar.
  • Ajuste:
    • “network.http.pipelining” para “true”
    • “network.http.proxy.pipelining” para “true”
    • “network.http.pipelining.maxrequests” para um número como 30. Isso vai pedir para enviar 30 pedidos de uma só vez.
  • Dê um clique, com o botão direito, em algum lugar da tela e selecione ‘Nova opção’ > ‘Inteira’. Dê o nome “nglayout.initialpaint.delay” e ajuste o valor inicial como “0″. Este valor é o tempo que o navegador espera antes de exibir a informação que recebe.

b) Através do uso do add-on Fasterfox

Instale o add-on e experimente um aumento na velocidade de acesso a sites, com o uso de conexões simultâneas e etc.

  • Limite o uso da RAM.

Se o Firefox usa muito da memória em seu PC, pode-se limitar seu uso. Novamente digite “about:config”, busque a entrada “browser.cache” e selecione “browser.cache.disk.capacity”. O default é 50000, mas vc pode reduzir este número, conforme a memória que seu PC tenha. Tente 15000 se tem entre 512MB e 1GB de RAM.

  • Reduza o uso da RAM quando o Firefox estiver minimizado.

Este recurso move para o disco rígido a memória utilizada pelo Firefox quando ele é minimizado, usando menos memória, sem afetar visivelmente o desempenho depois que o maximiza novamente. Novamente, vá ao “about-config” e crie uma ‘Nova opção’ > ‘Boolean’. Dê o nome de “config.trim_on_minimize” e ajuste o valor para TRUE. Reinicie o Firefox.
 
Fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php?PHPSESSID=e7cc337eb8b3e849e415f3b584075e17&/topic,20200.0.html