Libre Office: um escritório LIVRE!

Uma notícia recente alegrou a comunidade Linux: um fork(bifurcação no desenvolvimento de determinado projeto) do OpenOffice, chamado de LibreOffice foi lançado. O projeto não conta somente com este fork, mas uma nova fundation foi criada: a Document Fundation, que será responsável por supervisionar e manter a nova suíte para escritório. O LibreOffice contará com extensões totalmente livres, abertas.

A preocupação com respeito aos produtos que eram mantidos pela antiga Sun Microsystems, agora parte integrante da gigante Oracle, fica clara com as reações dos desenvolvedores e até de alguns usuários quando notícias como essas são lançadas. Enquanto muitos migram do MySQL para o PostgreSQL preocupados com esse controle da Oracle, outros acham agora essa alternativa para o OpenOffice e outros projetos mantidos pela Oracle.

Inicialmente, o LibreOffice não conta com extremas mudanças, mas como no caso de todo fork, o tempo e o espírito de uma boa comunidade de desenvolvimento determinarão diferenças gigantescas no futuro. O projeto pode ser conferido mais de perto na página da documentfoundation.org, inclusive link para download para as mais diferentes plataformas.