Ubuntu Maverick disponível!

A Canonical já deixou disponível o download da versão final do Ubuntu Maverick Meerkat (10.10). Disso muitos já sabem, mas por que atualizar? Confira alguns recursos dessa nova versão da distribuição Linux mais famosa e usada em mais de 12.000.000 de computadores no mundo!

Além dos recursos já conhecidos da distribuição, do excelente apoio comunitário e da excelente lista de aplicativos pre-instalados que muitos já conhecem, a nova versão traz algumas mudanças significativas. Dentre todas, talvez a mais revolucionária é o novíssimo recurso multi-touch, para telas que possuem suporte para este recurso. Com 4 dedos você consegue utilizar o desktop de forma bem mais interativa e interessante.

Além disso, o controle de som foi reformulado, sendo possível ter os controles de avançar, retroceder, pausar a reprodução de mídia diretamente pelo mesmo. O Rythmbox também recebeu uma alteração, sendo possível agora compartilhar informações sobre a reprodução atual em mídias sociais.

O Ubuntu Software Center recebeu uma mudança que acabou gerando muito descontentamento por parte de muitos usuários, mas que por outro lado abriu as portas para softwares proprietários: agora é possível comprar softwares!

De qualquer forma, o programa recebeu outras mudanças, como por exemplo as sugestões de plugins, para otimizar o desempenho de softwares e aumentar sua produtividade. É possível também acessar um histórico das alterações realizadas pelo software center.

Nesta nova versão, o gerenciador de fotos F-Spot foi substituído pelo novíssimo Shotwell.

A integração do serviço se sincronização de arquivos clientenuvem UbuntuOne com o navegador de arquivos Nautilus é outro ponto forte. Agora é possível compartilhar qualquer pasta pessoal do computador através do menu do botão direito do mouse. Além disso, o serviço de gerenciamento de trabalhos de impressão e o gerenciador de atualizações receberam mudanças significativas na interface e funcionalidades. O novo instalador do Ubuntu está muito melhor e simplificado. A instalação está muito mais veloz, já que o mesmo executa a cópia dos arquivos ao mesmo tempo que obtém informações sobre o novo usuário.

Outras modificações podem ser vistas utilizando o novo Ubuntu. Não quer instalar? Use o liveCD! Baixe já! Você tem um netbook? Então não esqueça de conferir a novíssima versão para netbooks aqui, com a interface Unity modificada.